1 de dezembro de 2007

Defendendo o seu computador de vírus

Créditos: blog liberdade


Defesa com cinco Ds

Desencorajar, dificultar, discriminar, detectar e deter. Segundo Fernando Nery, sócio fundador da Módulo, estes são os cinco fundamentos de um bom sistema de proteção.

OS DEZ MANDAMENTOS DO INTERNAUTA BEM PROTEGIDO

1° - Mantenha seu antivírus sempre atualizado e só faça downloads de sites de empresas conhecidas

2° - Não abra mão de um bom programa de Firewall, principalmente se você usa banda larga e fica o tempo todo on-line.

3° - Nunca abra arquivos com códigos executáveis ou que possam conter macros(.exe, .sys, .doc, .xls etc) se você não tiver certeza da sua procedência.

4° - Prefira versões mais recentes de browsers, já que geralmente elas têm mecanismos de segurança mais desenvolvidos, e instale todas as atualizações oferecidas no site do fabricante.

5° - Ao escolher seu provedor, procure se informar sobre a sia política de segurança e leve em consideração a confiabilidade da empresa. Alguns até rodam antivírus no servidor de e-mail

6° - Não use senhas óbvias, como datas de nascimento, números de telefone ou nome de parentes próximos. As melhores senhas devem conter letras, números e símbolos.

7° - Cuidado com o conteúdo das mensagens: se um e-mail for confidencial, use um programa de criptografia para garantir a privacidade.

8° - No caso das empresas, lembre-se se que a maior ameaça são os próprios funcionarios insatisfeitos. Não adianta trancar a porta com o ladrão do lado de dentro.

9° - Não desafie o "inimigo" com declarações sobre a segurança do seu site. os hackers adoram provar que são melhores que você.

10° - Nunca ache que você está totalmente seguro, pois isso é quase impossível. uma falsa sensação de segurança pode ser a maior de todas as ameaças.

Nenhum comentário: